Podemos afirmar que a ginástica de conscientização corporal se baseia em diferentes formas de como o corpo deve ser abordado e movimentado. Essa prática tem como principal objetivo utilizar diferentes técnicas alternativas ou ginásticas suaves e diversificadas para que o praticante se sinta bem, fisicamente e mentalmente.

As ginásticas de conscientização corporal voltam-se para problemas físicos, embora com novas propostas de abordagem do corpo, a chegada desse tipo de ginástica no Brasil é recente, por volta da década de 1970, suas variações fazem uso de movimentações corporais, de origem europeia e americana, com vistas à solução de problemas de saúde, posturais etc. e, também, inspiradas em práticas orientais milenares.

Mas o que é conscientização corporal?

Consciência corporal é a capacidade de uma pessoa em conhecer o seu próprio corpo, como ele funciona e quais são suas limitações e condições físicas, tanto interna como externamente. Esse conceito envolve também o reconhecimento de sinais que o organismo emite em momentos de alerta, para compreender qual a maneira mais correta de realizar um movimento para evitar dores e lesões.

Quando a estrutura física é agredida de forma repetitiva e por um longo período, ela reage mostrando que algo está errado, momento no qual surgem dores, incômodos, doenças e cansaço excessivo. Saber decifrar esses sinais, e, melhor do que isso, agir de forma que eles não ocorram, é ter o pleno conhecimento do corpo.

Portanto, consciência corporal é sinônimo de utilizar o corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o ambiente. 

Como mencionado, a consciência corporal ajuda a reconhecer e identificar os processos diretamente ligados aos movimentos corporais, tanto internos como externos. Logo, ela auxilia na correção dos erros cometidos no dia a dia e gera melhorias nas habilidades e condições físicas do indivíduo.

Considerando que muitas doenças surgem pelo fato de o corpo ser exposto a condições extremas e frequentes, como ter que aguentar mais peso, ritmo e intensidade do que é capaz, a consciência corporal é uma ótima maneira de preveni-las. Ao conhecer os limites do corpo, você aumenta a sua capacidade de autoconhecimento, sabe como executar os movimentos e a hora certa de parar, o que evita essas doenças.

Se alguma coisa está errada com o organismo, sinais de alerta são enviados por meio de estímulos presentes nas terminações nervosas para que se tenha mais atenção à estrutura física. Por isso, quanto mais atento você estiver com a sua consciência corporal, mais fácil será identificar e evitar problemas e, assim, ter mais energia, saúde e qualidade de vida.

Tipos de ginásticas de conscientização corporal:

  • Yoga;
  • Tai chi chuan;

  • Pilates;

  • Automassagem;

  • Eutonia;

  • Antiginástica;

  • Feldenkrais;

  • Bioenergética;