Futsal é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de 5 jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos.
Quadra de futsal
Devido ao menor tamanho da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular.
Posições dos jogadores de futsal
**
Goleiro: é o último jogador de defesa e o único que pode segurar a bola com as mãos.
Fixo: defende os ataques da equipe adversária. A função é a mesma que a do zagueiro do futebol de campo.
Alas (esquerdo e direito): trabalham nas laterais da quadra, criando jogadas de ataque e conduzindo a bola até o gol adversário.
Pivô: principal jogador de ataque, fica mais próximo ao gol adversário.
Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo (Amandinha)
Amandinha nasceu em Fortaleza, Ceará, começou a jogar futsal no projeto social do professor André Lima no Conjunto Ceará, bairro onde cresceu.
Apesar de jogar com meninos se destacou e, após grande atuação em um campeonato intercolegial, recebeu uma bolsa de estudos para jogar e estudar em um colégio particular de Fortaleza. Aos 15 anos, já atuava na seleção de futsal feminina do Ceará e mudou-se para Brusque, Santa Catarina, para defender o time Barateiro Futsal.
Em 2021, pelo sétimo ano consecutivo, Amandinha foi eleita a melhor jogadora de futsal do mundo. A brasileira de 26 anos levou o prêmio em votação promovida pelo site italiano Futsal Planet. Atualmente, Amandinha joga pelo Leoas da Serra. A jogadora já faturou todos os principais títulos da modalidade pelo time catarinense. Ela ainda foi campeã mundial e da Copa América com a seleção brasileira.
Alessandro Rosa Vieira (Falcão)
Filho de pai açougueiro, Alessandro passou sua infância e adolescência no bairro Parque Edu Chaves, na zona norte de São Paulo. Herdou o apelido "Falcão" do seu pai, João Eli Vieira, famoso nos campos de várzea da Zona Norte de São Paulo. João era conhecido como Falcão pela semelhança na aparência com o ex-jogador de futebol de campo Paulo Roberto Falcão, que jogou no Internacional de Porto Alegre e na Seleção Brasileira.
Iniciou sua carreira no futsal defendendo o Clube de Campo Associação Atlética Guapira no ano de 1991, clube da Zona Norte de São Paulo. Mas sua estréia no futsal profissional só veio a acontecer mesmo em 1994. Em seu primeiro ano do juvenil ele foi chamado para jogar na equipe adulta.
Em mais de duas décadas, Falcão jogou por 11 clubes de futsal, além de uma passagem curta pelo futebol de campo, quando vestiu as cores do São Paulo, em 2005. Nesse período, o ala faturou quase 100 títulos entre clubes e seleção brasileira, além de mais de 60 premiações individuais.