Ginástica: técnica ou arte que por meio de exercícios especializados, visa fortificar  e/ou dar maior elasticidade ao corpo. 

Originada da palavra grega Gymnastiké.


Tipos de ginástica: 

  • De condicionamento físico;
  • De competição;
  • De demonstração;
  • De conscientização corporal;
  • Fisioterápicas;
As ginásticas fisioterápicas costumam ser aplicadas na reabilitação e tratamentos de doenças ou lesões, normalmente ministradas em clínicas por profissionais de educação física, fisioterapeutas e ortopedistas. Por ter uma característica mais terapêutica não costumamos abordá-las nas aulas de educação física.


A ginástica, historicamente, como forma de conhecimento, foi construída e está presente na história da humanidade desde a Pré-história, afirmando-se na Antiguidade, mantendo-se na Idade Média, fundamentando-se na Idade Moderna e sistematizando-se na Idade Contemporânea.


Durante séculos, principalmente a partir do século XIX, em países europeus (Alemanha, França e Suécia), muitos métodos ginásticos foram desenvolvidos, influenciando a ginástica mundial, em especial, a ginástica brasileira. 


Na atualidade, encontramos diferentes ginásticas e, muitas sendo influenciadas por modismos, uma vez que, a todo momento surgem diferentes nomes associados, direta ou indiretamente, à ginástica, com novos nomes, de acordo com as suas principais características e objetivos. 



Novos métodos, tendências e técnicas são criados e desenvolvidos e, para isso, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia contribui significativamente para essas conquistas, entre elas, manter o corpo saudável.